top of page

Seu contador te ajuda?

Atualizado: 8 de nov. de 2022

Como está a saúde financeira da sua empresa? Muitas empresas vão à falência por não darem importância ao setor financeiro e contábil da sua instituição, por isso, os escritórios de contabilidade são uma forma prática e efetiva de lidar com esse problema.

Neste texto, você entenderá quais são os riscos de um serviço ruim nesse setor para sua pequena e média empresa, além de conhecer alguns dos benefícios que um escritório de contabilidade pode lhe oferecer.


Quais são os riscos de uma má contabilidade?

Não contar com um bom serviço de contabilidade poderá gerar vários prejuízos e dores de cabeça para o empreendedor. Afinal, o importante em uma empresa não é apenas ganhar dinheiro, mas saber gerir esse montante para que ele se multiplique.

A seguir, confira alguns dos problemas que podem aparecer em empresas com um serviço de contabilidade ruim ou inexistente.


Fraudes em declarações fiscais

Lidar com a burocracia fiscal é um problema que assola milhares de empreendedores pelo país. Isso acontece porque um simples erro de cálculo, omissão de alguma informação ou ausência da entrega de alguma obrigação tributária poderá colocar a empresa em sérios riscos.

Caso algum problema do tipo aconteça, a empresa fica suscetível a pagar multas que em alguns casos acabam sendo maior do que o próprio imposto ou até perder bastante tempo na retificação desses documentos, o que acaba atrapalhando as demais atividades do gestor ou da equipe responsável pela área.

Muitas vezes, ainda existem regras e tributações específicas para certa área de atuação, o que pode causar ainda mais transtorno caso não se tenha acesso a uma equipe especializada.


Aumento de custos com tributos

Além do esquecimento e omissão de dados, algumas empresas acabam sofrendo com bitributação ou pagam mais impostos do que deveriam ao governo sem ter conhecimento disso.

Uma forma segura e eficaz de diminuir qualquer risco nesse sentido é a realização de um planejamento tributário que não só tenha como foco a redução da carga tributária incidente sobre o negócio com base na legislação tributária, como também priorize o ajuste e o alinhamento de processos e procedimentos fiscais e contábeis de maneira prévia a qualquer fiscalização.

O ideal é que esse estudo tributário ocorra no início da empresa e em janeiro de cada ano calendário, pois é imprescindível para melhor enquadramento tributário o entendimento fidedigno da realidade da empresa. Neste ponto, contar com uma assessoria contábil com profissionais multidisciplinares e experientes na condução desses processos pode se configurar um verdadeiro divisor de águas para o seu empreendimento.

Esse aumento desnecessário do impacto tributário pode gerar prejuízos financeiros imensuráveis para o seu negócio, pois a majoração do custo operacional você terá que decidir por dois caminhos complexos, que são:

1. aumento do preço final do serviço ou produto;

2. assumir o prejuízo sem mexer no preço.

Na primeira hipótese, você pode perder competitividade frente aos concorrentes e na segunda sofrerá perdas nos resultados da empresa. Por isso, cada vez mais o empreendedor brasileiro precisa de uma assessoria atuante e próxima ao dia a dia do negócio, pois sem planejamento você terá problemas.


Compras desnecessárias

Sem informações claras e corretas sobre a área contábil e financeira da sua empresa, você poderá ter gastos desnecessários com produtos. Por exemplo: ao não saber que o produto X está vendendo mais do que o produto Y, você poderá comprar mais do produto menos procurado, o que gera prejuízo.

Além disso, existem outras decisões estratégicas que podem ficar comprometidas com a falta de informação, como o investimento em algum setor da empresa ou um projeto promissor.

É muito importante que uma instituição se baseie em dados e informações sólidas para tomar decisões, pois isso significa que as escolhas e resultados tomados serão mais efetivos, além da possibilidade de avaliar melhor o andamento dessas escolhas.

Lembre-se que o mal investimento neste sentido poderá impactar diretamente no capital de giro e no fluxo de caixa da empresa.


Como a Review Contábil vai ajudar a sua empresa?

Ao conferir alguns dos problemas que podem ser enfrentados por empreendedores que não se preocupam com a contabilidade da sua empresa, está na hora de conferir quais os benefícios que um Contador Consultivo responsável poderá fazer pelo crescimento do seu empreendimento.

Controle de caixa

A Review Contábil pode auxiliar no controle de caixa, documentando todo o dinheiro que entra e sai na sua empresa. Com isso, é possível verificar quais setores ou serviços estão demandando mais dinheiro e qual a melhor forma de redirecioná-lo para algo mais rentável.

Como falado anteriormente, é preciso saber como colocar o dinheiro recebido pelas vendas para trabalhar em gerir mais renda. Você conseguirá pesquisar melhor os fornecedores do mercado para escolher o que tem um valor mais em conta, por exemplo.

Além disso, você também conseguirá definir quais produtos/serviços estão realizando mais vendas, focando seus esforços em manter o bom ritmo ou encontrar outros produtos que também deem um resultado satisfatório.


Precificação adequada ao mercado

Os consumidores estão cada vez mais atentos aos preços dos produtos comercializados. Além das pesquisas online, muitas pessoas gostam de visitar várias lojas/mercados antes de comprar determinado produto.

Portanto, é imprescindível manter-se competitivo e antenado ao mercado e concorrentes para continuar crescendo e com resultados satisfatórios. Neste ponto, uma assessoria de um contador consultivo permitirá que você tenha total domínio do seu negócio por meio de relatórios oficiais que contribuem para a melhor gestão do negócio com base em números e informações atualizadas e técnicas.

Com esses dados, você conseguirá encontrar formas de deixar a sua empresa mais competitiva financeiramente, além de pensar em promoções que atraiam a atenção do público, mas que não coloquem em risco o caixa do seu empreendimento.


Fluxo de caixa

Você sabe o que é um demonstrativo do fluxo de caixa? Esse é um tipo de Demonstração bastante importante para a saúde financeira do seu empreendimento.

Com ele, são listados todos os valores que entraram e saíram do caixa, incluindo contas bancárias e aplicações financeiras. Assim, você conseguirá ter uma visão ampla do fluxo de caixa da sua empresa e tomar as medidas possíveis caso o resultado não esteja como o esperado.

Além disso, esse documento também impede que a empresa contraia dívidas ou não consiga pagá-las, já que será possível verificar com antecedência se existe dinheiro disponível para pagá-las.


Obtenção de crédito

Contar com um escritório de contabilidade consultiva oferecer para o banco diversos documentos que comprovem a seriedade da sua instituição. Ter dados e documentos que provem esse ponto é muito importante para a aprovação de crédito.

Portanto, está na hora de levar a área contábil e financeira mais a sério com a contratação de um contador sério e competente. Por mais que inicialmente pareça ser mais um gasto, é uma atitude que trará diversos benefícios a curto, médio, e longo prazo.

Comentários


bottom of page