top of page

Receita Federal simplifica o parcelamento de dívidas

Atualizado: 8 de nov. de 2022

Parcelamentos simplificados poderão ser realizados sem limite de valor, acaba a separação por tipo de tributo e reparcelamento passa a ser negociado diretamente no sistema.


Foi publicada, hoje, no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB n. 2.063 de 27 de janeiro de 2022, que consolida as normas que determinam o parcelamento ordinário, simplificado e para empresas em recuperação judicial.


A principal novidade é a retirada do limite para o parcelamento simplificado. A partir de agora, os interessados podem negociar suas dívidas pela internet, sem o limite de valor, que antes era de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais). A medida representa simplificação tributária e maior facilidade na regularização de impostos.


Outra relevante mudança é a possibilidade de negociar diversos tipos de dívidas tributárias em um único parcelamento. Até então, cada tributo negociado gerava um parcelamento distinto. Com essa medida, toda a dívida do contribuinte pode ser controlada num único parcelamento, pago num mesmo documento, sendo muito mais simples acompanhar.


Além das novas regras, os sistemas de parcelamento também serão atualizados e centralizados no e-CAC. Essa unificação será acompanhada da opção de desistência e, portanto, será possível negociar o reparcelamento das dívidas também no e-CAC, não sendo mais necessário protocolar processos manualmente para grande maioria dos casos.


Débitos declaradas na DCTF, DCTFWeb, Declaração de Imposto de Renda e Declaração de ITR, ou lançados por auto de infração serão todos negociadas diretamente no e-CAC, na opção “Parcelamento – Solicitar e acompanhar”. Para débitos declarados em GFIP, a opção segue sendo “Parcelamento Simplificado Previdenciário”.


Importante destacar que o estoque de parcelamentos negociados nos sistemas antigos seguirá ativo e o acompanhamento deverá ser feito pelos canais anteriores. Vale lembrar, também, que as regras não se aplicam às dívidas de tributos do Simples Nacional e MEI (declaradas em PGDAS-D ou DASN-SIMEI), que seguem as regras constantes da Resolução CGSN 140/2018.

Em resumo:

Fim do limite de valor para parcelamento simplificado;

Reparcelamento direto no sistema;

Parcelamento de dívidas tributárias em um único sistema, com exceção das contribuições previdenciárias pagas em GPS;

Negociação de dívidas de diferentes tributos em um único parcelamento.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Logomarca da Reviewmed Contabilidade Para Médicos

Nossos Serviços

Informações Legais

Especialistas em contabilidade médica há mais de 15 anos, oferecendo soluções personalizadas para profissionais da saúde com foco em economia fiscal e compliance.

Contabilidade Médica Especializada
Planejamento Tributário Inteligente
Compliance e Regularização
Consultoria Estratégica
Diagnostico Tributário Gratuito

Conselho Regional de Contabilidade
RJ-005408/O-2

Responsável Té
cnico:
CRC RJ-093708/O-2

CNPJ:

14.234.416/0001-89

Endereço:
Rio de Janeiro/RJ
Avenida das Amáricas, 17.701
Sala 203, Recreio dos Bandeirantes
CEP: 22790-703

© 2025 ReviewMed Contabilidade para Médicos Ltda. Todos os direitos reservados.
Conheça nossos termos de uso e Privacidade.

bottom of page