top of page

Plano de ação empresarial

Atualizado: 8 de nov. de 2022

Para todos que desejam obter sucesso em sua trajetória profissional, é preciso traçar um caminho a ser seguido para chegar até o objetivo final por meio de um plano de ação empresarial.

A criação do plano é um meio eficiente de definição de metas a serem alcançadas em um tempo determinado e é imprescindível que as atividades do empreendimento estejam bem estruturadas.

Neste texto, vamos dar algumas dicas relevantes de como elaborar um plano de ação empresarial eficaz e como executá-lo. Acompanhe!


Quais são as fases do plano de ação empresarial?

Iniciação

É o momento de determinar metas para o plano de ação empresarial dando continuidade ou desenvolvendo novos produtos ou serviços e delineando o objetivo principal do plano, focando em uma linha central de atuação da empresa, levando o empreendedor a avaliar os riscos e as oportunidades do negócio.

Nessa fase também é importante que o executor saiba como organizar o projeto de forma eficaz, identificando os problemas na execução das atividades e os gastos necessários para efetivar as ações.

Planejamento

Depois de definido o objetivo do plano de ação, o planejamento tributário é a fase que embasará toda a sua composição. É nesse momento que deverão ser fixadas as principais atividades e identificados os recursos para realizá-las.

Execução

Essa é a etapa em que os atos projetados no plano serão colocados em prática. Para cada ação, deverá ser distribuída a quantia do orçamento calculada previamente, bem como os meios físicos e humanos.

Acompanhamento

É o período em que são criadas estratégias de controle e acompanhamento do progresso do plano, bem como é feita a definição dos prazos em que essa análise será realizada.

Finalização

É nessa fase que o plano de ação deve ser reavaliado e as informações devem ser registradas em um documento que permita um acompanhamento correto. Essa etapa serve como feedback para processos futuros de elaboração de plano de ações empresariais por meio dos aprendizados absorvidos e das experiências vivenciadas.


Como executar um bom plano de ação empresarial?

1. Defina o seu destino

O primeiro passo para elaborar seu plano de ação empresarial é começar avaliando a maneira como sua equipe colabora para o atingimento das metas da empresa.

Assim, vocês saberão como as atitudes de cada um estão contribuindo para o alcance dos objetivos corporativos. Tendo essa visão ampla, será possível estudar métodos para estimular um maior empenho de todos os colaboradores.

2. Elabore objetivos mensuráveis

A partir do momento em que você entende o que precisa ser feito, o próximo passo é criar objetivos mensuráveis.

Pense em métodos que possibilitem que sua equipe veja o que foi realizado. Dessa forma, será possível que vocês corrijam as falhas, viabilizando o alcance das metas.

Se, por acaso, elas não forem alcançadas, você poderá cobrar e observar o desempenho de cada colaborador e de todo o time.

3. Enumere as tarefas

Liste todas as tarefas essenciais a serem executadas para o alcance do propósito. Depois, peça que cada profissional relate suas principais atividades e as funções mais bem desempenhadas.

Após identificar, de forma nítida, a colaboração de cada um, defina quem será o responsável pelo andamento de cada tarefa.

4. Estabeleça um prazo para a entrega das tarefas

Sem a definição de prazos, o trabalho demorará mais que o tempo necessário para ser finalizado e algumas tarefas podem não ser concluídas. Com prazos previamente estabelecidos, o profissional consegue projetar melhor a realização das atividades, definindo prioridades de acordo com a necessidade e a urgência.

Isso possibilita que o gestor acompanhe melhor a produtividade do seu grupo, além de simplificar a comunicação, visto que todos saberão quando certa tarefa for finalizada.

5. Acompanhe as atividades

Após o plano ser definido e dividido com a equipe, e o tempo, especificado para sua realização, torne o monitoramento diário um costume.

Cobre dos responsáveis para assegurar que todos estejam fazendo sua parte. Aqui, é interessante elaborar um cronograma de encaminhamento de relatórios ou de resultados.


Agora que você já sabe como realizar um plano de ação empresarial e como executá-lo, é hora de aplicá-lo no dia a dia do seu negócio. Analise sempre o seu plano e incentive seus colaboradores na busca do atendimento a todas as metas e aos objetivos idealizados.

Comments


bottom of page