top of page

Altcoins no seu Imposto de Renda?

Atualizado: 8 de nov. de 2022


E ai, já sabe como declarar seus #altcoins no seu #impostoderenda? 😮


Simples, vamos te falar como fazer: Vá na ficha de bens e direitos da sua declaração e inclua o grupo 8 de bens e direitos; selecione o código do item 02, faça a descrição do seu bem, como exemplo: "Outras criptomoedas ou altcoins - Ex. Ether (ETH), Ripple (XRP), Citcoin cash (BCH), e Litecoin (LTC)"; depois declare o valor

Eita, nem sabe o que é um #altcoins 🙃


Altcoins são criptomoedas alternativas ao Bitcoin. A maioria dos altcoins surgiu a partir de bifurcações (do inglês: fork) do código-fonte do Bitcoin, com o intuito de modificar alguns parâmetros internos da rede do Bitcoin ou adicionar novas características (features), a depender do objetivo de cada altcoin.


Bitcoin é uma criptomoeda que teve o surgimento iniciado em meados de outubro de 2008, quando o seu suposto criador Satoshi Nakamoto publicou o famoso whitepaper descrevendo os fundamentos teóricos do Bitcoin e o primeiro release do código-aberto em Janeiro de 2009. Apenas mais de dois anos depois, em abril de 2011, que ocorreu a primeira bifurcação do código do Bitcoin chamado Namecoin. A taxa com quais altcoins surgiam não cresceu muito até 2013, até que atingiu um ponto no qual vários altcoins eram lançados semanalmente.


É usual que o surgimento de novas criptomoedas não sejam feitas a partir "do zero", apesar de muitos altcoins terem sido feitos a partir de bifurcações do código-fonte do Bitcoin, a moeda que possui mais bifurcações é o Litecoin, a qual é ela própria uma bifurcação do Bitcoin.


A motivação por trás do surgimento de altcoins geralmente dá-se ao surgimento de uma nova criptomoeda que se propõe a implementar diferentes features que não são suportadas pelo Bitcoin (ou outras criptomoedas), como novos recursos de segurança, edições ou acréscimos à linguagem de script (a fim de suportar mais instruções), outros algoritmos de prova-de-trabalho, diferentes esquemas de mineração ou a taxa com qual a recompensa pela mineração de blocos é reduzida.


E a Receita Federal esse ano já definiu os procedimentos que devem ser feitos para incluir #altcoins em sua declaração ;)


Complicado isso não é mesmo, a #reviewcontabilidade preparou uma publicação bem legal sobre criptoativos e como eles devem se integrar com sua declaração, acesso por esse link:

https://www.reviewcontabil.com/post/como-declarar-criptoativos


Não vai vacilar e deixar de informar seus criptoativos na sua declaração ;)

Comentários


bottom of page